Caderno de Prova ’B02’, Tipo 001
Em vida, Gustav Mahler (1860-1911),
tanto por sua personalidade artística como por sua obra, foi alvo de intensas polêmicas
– e de desprezo por boa parte da crítica. A incompreensão estética e o
preconceito antissemita também o acompanhariam postumamente e foram raros os
maestros que,nas décadas que se seguiram à sua morte, se empenharam na apresentação
de suas obras. Durante os anos 60, porém, uma virada totalmente inesperada
levou a obra de Mahler ao início de uma era de sucessos sem precedentes, que
perdura até hoje. Intérpretes conhecidos
e pesquisadores descobriram o compositor, enquanto gravações discográficas
divulgavam uma obra até então desconhecida do grande público.
Há uma série de fatores envolvidos
na transformação de Mahler em figura central da história da música do século XX.. A visão de mundo
de uma geração mais jovem certamente teve influência central aqui: o
dilaceramento interior de Mahler, seu interesse pelos problemas fundamentais da
existência humana,seu pacifismo, seu engajamento contra a opressão social e seu
posicionamento em favor do respeito à integridade da natureza – tudo isso se
tornou, subitamente, muito atual para a geração que nasceu no pós-guerra.
O amor incondicional de Mahler pela
natureza sempre esteve presente em sua obra. O compositor dedicava inteiramente
à criação musical os meses de verão, recolhendose em pequenas cabanas na paz
dos Alpes austríacos. Em Steinbach, Mahler empreendia longas caminhadas que lhe
proporcionaram inspiração para sinfonias.
Comparar a simplicidade espartana
dessas casinhas com a enorme complexidade das obras ali criadas diz muito sobre
a genialidade do compositor – e, sobretudo, sobre a real origem de sua
musicalidade. Totalmente abandonadas e esquecidas na Áustria no pós-guerra,
essas casinhas de Mahler hoje se transformaram em memoriais, graças à ação da
Sociedade Internacional Gustav Mahler. O mundo onírico dos Alpes do início do
século XX certamente voltará à memória de quem,tendo
uma imagem desses despojados retiros musicais de Mahler, voltar a ouvir sua
música grandiosa.
(Adaptado: Klaus Billand. Gustav
Mahler: a criação de um ícone.
Revista 18. Ano IV, n. 15, março/abril/ maio de 2006, p. 52-53.
Disponível em:
<http.//www.cebrap.org.br/v1/upload/biblioteca_
virtual/GIANNOTTI_Tolerancia%20maxima.pdf>
Acesso em: 22
dez. 2011)
14. As normas de concordância estão plenamente atendidas em:
14. As normas de concordância estão plenamente atendidas em:
(A) Sempre houveram pessoas sensíveis
o suficiente para perceberem a enorme riqueza e a profundidade que poderiam atingir
a música de Mahler.
(B) Entre os que reconheceram o
talento de Mahler em vida está o escultor francês Auguste Rodin, que esculpiu,
em 1909,vários bustos do compositor.
(C) Prematuramente falecido, Mahler
não chegou a usufruir do prestígio que lhe dedicaram, anos depois de sua morte,
a geração seguinte.
(D) Mahler foi regente titular da
Ópera Imperial de Viena, da qual se tornou
diretor artístico em 1897, sendo que,
depois de anos no cargo, certas perseguições os fizera abandonar a função.
(E) Não couberam aos contemporâneos de
Mahler prestar-lhe as justas homenagens que cabem a um gênio artístico de sua envergadura.
Qual das alternativas acima você acha que está correta? Comentem esta postagem, participe!
gabarito b
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