Menu com os cursos

quarta-feira, 5 de junho de 2013

PROVA INSS 2012 - Questão 10 - técnico do seguro social - conhecimentos gerais - interpretação de texto

Caderno de Prova ’B02’, Tipo 001

            Em vida, Gustav Mahler (1860-1911), tanto por sua personalidade artística como por sua obra, foi alvo de intensas polêmicas – e de desprezo por boa parte da crítica. A incompreensão estética e o preconceito antissemita também o acompanhariam postumamente e foram raros os maestros que,nas décadas que se seguiram à sua morte, se empenharam na apresentação de suas obras. Durante os anos 60, porém, uma virada totalmente inesperada levou a obra de Mahler ao início de uma era de sucessos sem precedentes, que perdura até  hoje. Intérpretes conhecidos e pesquisadores descobriram o compositor, enquanto gravações discográficas divulgavam uma obra até então desconhecida do grande público.

            Há uma série de fatores envolvidos na transformação de Mahler em figura central da história da música do século XX.. A visão de mundo de uma geração mais jovem certamente teve influência central aqui: o dilaceramento interior de Mahler, seu interesse pelos problemas fundamentais da existência humana,seu pacifismo, seu engajamento contra a opressão social e seu
posicionamento em favor do respeito à integridade da natureza – tudo isso se tornou, subitamente, muito atual para a geração que nasceu no pós-guerra.

            O amor incondicional de Mahler pela natureza sempre esteve presente em sua obra. O compositor dedicava inteiramente à criação musical os meses de verão, recolhendose em pequenas cabanas na paz dos Alpes austríacos. Em Steinbach, Mahler empreendia longas caminhadas que lhe proporcionaram inspiração para sinfonias.

            Comparar a simplicidade espartana dessas casinhas com a enorme complexidade das obras ali criadas diz muito sobre a genialidade do compositor – e, sobretudo, sobre a real origem de sua musicalidade. Totalmente abandonadas e esquecidas na Áustria no pós-guerra, essas casinhas de Mahler hoje se transformaram em memoriais, graças à ação da Sociedade Internacional Gustav Mahler. O mundo onírico dos Alpes do início do século XX certamente voltará à memória de quem,tendo uma imagem desses despojados retiros musicais de Mahler, voltar a ouvir sua música grandiosa.


            (Adaptado: Klaus Billand. Gustav Mahler: a criação de um ícone.
            Revista 18. Ano IV, n. 15, março/abril/ maio de 2006, p. 52-53.
            Disponível em: <http.//www.cebrap.org.br/v1/upload/biblioteca_
            virtual/GIANNOTTI_Tolerancia%20maxima.pdf> Acesso em: 22
            dez. 2011)

10. Considerando-se o contexto, o elemento grifado foi substituído
de maneira INADEQUADA em:  

(A) ... o acompanhariam postumamente... = após a morte

(B) ... uma era de sucessos sem precedentes... = inéditos

(C) O amor incondicional de Mahler... = irrestrito

(D) ... despojados retiros musicais... = singelos

(E) O mundo onírico dos Alpes... = nebuloso


Qual das alternativas acima você acha que está 
correta? Comentem esta postagem, participe! 


gabarito e

Nenhum comentário:

Postar um comentário